31 de out. de 2010

Cotidiano Jedi

Trata-se de um feriado prolongado.
Estes dias andam bons, apesar da minha condição física ainda um pouco debilitada.
Resolvi que, por estes dias, iria assistir novamente todos os filmes do Star Wars em ordem de produção. Na verdade, certamente acabarei fazendo uma salada entre o cronológico e o produzido, mas tudo bem, já vi vezes o suficiente para não me perder. Bleh. Sei que pode parecer um pouco bobo, mas, enfim, é um mundo que aprecio por demais. Estava pensando, qual a importância real de se manter a mente limpa, com bons pensamentos, como um verdadeiro Jedi deve ter. Parece algo tão simples, mas não é nada fácil, na verdade.
Me parece que, mais fácil é manter a crítica ruim, lembrar de situações constrangedoras, sofrer com desilusões amorosas e não passar longos momentos da madrugada contando ao seu travesseiro todos os melhores momentos de sua vida. Lágrimas ele já recebeu demais.
Acho um exercício extramente positivo o dos Jedis.
Manter a mente calma, limpa, com controle e bons pensamentos, na verdade, é o que todos buscamos. Às vezes as pessoas recorrem à ginástica, massagem, meditação, terapia, tudo para manter a mente saudável, em harmonia. Não há como negar também que uma mente perturbada, por quaisquer que sejam os motivos, pode afetar o corpo, a saúde, os relacionamentos.
Por tudo isso, quero ficar cada vez melhor no exercício de cultivar bons pensamentos.
Percebo que escrevendo meus pensamentos são bastante sérios, falando comigo já parece que sou bobo-da-corte, às vezes. Sou tão feliz sendo feliz, nem me importo. Eu reflito muito sobre as coisas e sobre o que aprendo diariamente, talvez reflita demais sobre coisas demais e isso me perturbe. Perturba o meu sono, pelo menos.
Sei que penso demais porque quero ser justa, comigo e com as pessoas que fazem parte da minha vida. Procuro me colocar no lugar, tentar me imaginar dizendo as palavras, recebendo as palavras, então, como poderia fazer-me compreender sem ofender, sem magoar? Nem sempre isso é possível, percebo isso com o passar dos anos. Percebo também minha dificuldade em lidar com morte, com aproximação e com rompimentos. Mas, são grandes lições e sei que tenho e terei muitas coisas para aprender com elas.

Bons pensamentos, controle, harmonia.
Como um vôo, deve ser preciso, em sintonia completa com o corpo e é expressão de liberdade.
Não é possível passar pela vida apenas voando, mas seria triste demais sentir-se preso, parado no chão como se tuas asas estivessem quebradas. Situações perturbadoras e com potencial para nos tirar do sério sempre teremos, o diferencial é o que fazer com elas.

Sempre tive a impressão de que envelhecer é ganhar uma cota maior de paciência para tudo na vida.
Conforme vai passando pela vida vai ganhando cota de paciência, caso você aprenda a usar com sabedoria, ganhará mais e mais, até que saiba expressar o mais complexo pensamento em um gesto, pois observou, aprendeu e agora sabe como agir. Conhecimento.

Talvez a paciência seja o que cultiva a sabedoria.

Espero, de todo o meu coração, saber agir sempre da melhor forma, agir com amor e receber amor, agir com compreensão e receber compreensão. Quem sabe?
Tomara que sim.