16 de set. de 2011

Potenciais e possibilidades

Foram dias de desordem, muito mais física que emocional eu diria. Mas, como não dizer que o desconforto físico não pode lhe perturbar a visão mais imediata? Sim, completamente possível.

O interessante para mim no caos é a possibilidade do afastamento e observação, tudo uma questão de controle e desapego. É quando se nota o quadro pintado, quando se vê as pessoas caminhando, escolhendo as palavras, o que fazer com suas obrigações e responsabilidades. Assim, você percebe que não importa o que ou quando, as pessoas estão sempre escolhendo, decidindo e afetando o seu próximo passo e a vida ao seu redor.


Trata-se de uma corrente infinita movida por intenções e atitudes.


Podem inventar quantas palavras ou formas distintas de comunicação, ainda se precisará da vontade para tudo seja feito.


"Quando os seres humanos se desentendem, mostram que esqueceram suas semelhanças fundamentais para supervalorizar razões secundárias. Por razões secundárias um homem destrói outro homem e destrói o planeta que o abriga. As crises, a violência, as queixas sobre o declínio da moralidade que nos assolam, mostram que o enorme desenvolvimento externo - sem dúvida útil e necessário - não corresponde a um mesmo nível de desenvolvimento interno da humanidade. Esse cultivar-se internamente é que garantirá nosso direito à felicidade e até à sobrevivência. Porque, por mais mortíferas que sejam as armas produzidas pelo medo e pelo ódio, é necessária a mão de um homem para detonar o gatilho." (XIV Dalai Lama)


Do tempo que venho pensando sobre a vida ser potência, sobre tudo ser potência cada vez só me parece mais claro. Há tantas possibilidades de ação dentro das situações, imagine que tudo se abra como as mais antigas e profundas raízes da árvore da vida.
O que você alcançará ou conseguirá com sua escolha são possibilidades.

Somos responsáveis por cada palavra, gesto, modo, intenção, movimento, julgamento e atitude que decidimos fazer. O importante para mim é nunca esquecer o que eu gostaria de alcançar com isso? O que quero colher de volta?